Marcadores

Mostrar mais

Brasil tem a ganhar com o Brexit

Comitê da Câmara Britânica enxerga diz que, sozinho, o Reino Unido promove mais abertura
O Comitê de Comércio e Investimentos Internacionais da Britcham (Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil) organizou um encontro para discussão dos impactos dos Acordos de Facilitação de Comércio sobre as atividades de comércio exterior do país. Entre as designações do comitê da Britcham, está a função de endereçar os temas necessários para ampliar o relacionamento entre o Reino Unido e o Brasil, que já esteve mais forte no passado.

No entanto, na opinião do advogado Rodrigo Correia da Silva, da Britcham, sócio fundador da Correia da Silva Advogados, a saída do Reino Unido da Comunidade Europeia por meio da aprovação do Brexit representa uma oportunidade grande. “A partir do momento em que o Reino Unido sai do guarda-chuva da Europa, o que, ao que tudo indica, é irreversível, ele vai começar a trabalhar de maneira independente. O resultado é que algumas negociações talvez fiquem mais fáceis de se fazer com Reino Unido do que com a Europa, o que a gente enxerga como uma oportunidade de avanço”, afirmou o advogado na abertura do evento.

Correia da Silva avalia que, para a câmara o Brexit também representa uma oportunidade, pois passa a gerar um interesse por parte do mercado, curioso para saber como esse novo posicionamento vai avançar. “O Reino Unido é um mercado tradicionalmente mais aberto, tanto para investimento como para o comércio, e pode representar uma ponte para a Ásia e a própria Europa, com a vantagem de ter uma burocracia mais leve do que em outros mercados”, exemplifica.

A diretora da Sidera Consult, que preside o Comitê de Comércio e Investimentos Internacionais da Britcham, reforçou que o grupo tem como agenda principal trabalhar pelo desenvolvimento do comércio bilateral e levar as demandas ao governo brasileiro.

Com otimismo, Rodrigo Correia da Silva avalia como “boas” as perspectivas para o Brasil, e coloca entre as funções do comitê “acalmar interpretações alarmistas”, além de se posicionar como referência e promover tanto o relacionamento quanto os investimentos britânicos no País.