Marcadores

Mostrar mais

Nordeste terá primeira usina integrada

Investimento é o segundo maior privado no Brasil

Com mais de 99,5% das obras concluídas, a CSP (Companhia Siderúrgica do Pecém) sinalizou que deve iniciar suas operações no próximo dia 5 de junho. De acordo com a CSP, a usina está em fase de comissionamento para iniciar a operação, prevista para o próximo mês. 

Com um investimento de US$ 5,4 bilhões, a companhia é o segundo maior investimento privado de todo o Brasil, sendo também a primeira usina integrada do Nordeste. Quando estiver em operação plena, a CSP terá capacidade para produzir até três milhões de toneladas de placas de aço por ano, que serão destinadas para a indústria naval, de óleo e gás, automotiva e construção civil.

A produção de aço pela CSP engloba outras três empresas (Phoenix do Pecém, Vale e White Martins). "São quatro empresas trabalhando em regime de compartilhamento, com troca de materiais e de produtos finais. Isso está se dando de forma harmônica, de modo que todos podemos dizer que essa experiência dentro do perímetro alfandegado é o principal momento que temos aqui", disse o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, que apesar da queda do preço do aço no mercado mundial, aposta no baixo custo da produção para garantir a viabilidade do projeto.