Marcadores

Mostrar mais

Meganavios já são uma realidade em Paranaguá

Novo cais da TCP recebe navio com 336 metros de comprimento, um dos maiores da rota internacional da América do Sul

O terminal de containers de Paranaguá, administrado pela TCP, recebeu, na semana passada, um dos maiores navios de escala internacional da América do Sul. Com 336 metros de comprimento e 14 metros de calado máximo, o porta-containers panamenho Henry Hudson Bridge atracou em Paranaguá antes de seguir para o Uruguai.  

A passagem da embarcação, com capacidade para 9 mil Teus e 14 mil toneladas, marca a tendência mundial na direção dos grandes navios, o que vai exigir terminais e portos com mais infraestrutura e eficiência. “Existe uma tendência mundial por navios cada vez maiores e a TCP é um dos poucos terminais do Brasil aptos para recebê-los. Isso graças a um programa intenso de investimento para ampliação e modernização do Terminal”, afirmou o diretor Superintendente Comercial da TCP, Juarez Moraes e Silva.

Atualmente, o novo cais do Terminal de Paranaguá possui 879 metros de extensão e deverá ganhar mais uma ampliação até 2018, quando chegará aos 1099 metros, permitindo ao terminal receber até 3 grandes navios simultaneamente, de acordo com a administração da TCP. “Quanto maiores os navios, maiores serão as exigências por portos melhores. Esses grandes navios devem escolher, em um futuro próximo, 2 ou 3 terminais na costa brasileira para atracação e quem não tiver capacidade de cais e operacional, estará fora do jogo”, avisa o superintendente.

Em abril de 2016, a TCP recebeu a aprovação final, por parte da Secretaria dos Portos (SEP) da Presidência da República, de um plano de investimentos de R$ 1,1 bilhão. O programa faz parte da proposta de renovação antecipada, mediante investimento, do contrato de arrendamento do Terminal por mais 25 anos a partir de 2024, nos termos do novo marco regulatório do setor portuário.

Ao final do período de melhorias, a TCP terá ampliado a sua capacidade, dos atuais 1,5 milhão de Teus, para 2,5 milhões de Teus, o que deverá preparar o terminal para comportar a movimentação de importação e exportação pelos próximos 35 anos.