Marcadores

Mostrar mais

Propostas para o próximo cenário da navegação

Comunidade marítima reúne-se em março de 2016 para discutir a mudança do mercado global de operações de carga e contêineres

 Neste ano, a conferência ICHCA, que acontece de 29 de fevereiro a 2 de março no World Trade Center de Barcelona, Espanha, terá foco nos grandes desafios das novas embarcações, com o nome “Bigger Ships, Greater Challenges”. Fundada em 1952, a Organização Não-Governamental ICHCA dedica-se à busca de eficiência e economia na movimentação de cargas desde a origem até o destino, em todos os estágios da cadeia de transportes.

Entre os palestrantes já confirmados estão Chris Welsh, Secretário Geral do Global Shippers Forum (GSF), Santiago Garcia-Mila, Vice-diretor Executivo do Porto de Barcelona e das associações IAPH e ESPO, Richard Anamoo, Diretor Geral dos Portos e Terminais de Gana, Dr, Kimikho Endoh, Diretor do Ministério Japonês de Infraestrutura, Transporte e Turismo e John Warda, Director Diretor da Cadeia de Suprimentos da Emerald Grain, além de Presidente do braço australiano da ICHCA.

O evento promete abordar temas-chave, e promover avaliação e aconselhamento em todas as esferas da indústria, além de discutir as preparações para o novo regime de pesagem de contêineres IMO SOLA, efetivo a partir de julho de 2016. A ICHCA acompanhou de perto todo o desenvolvimento das novas regras, que exigem que, antes do carregamento no navio, todos os contêineres cheios tenham o peso verificado por um dos dois métodos – ou o total da pesagem de contêiner mais conteúdo, ou o peso separado da carga mais embalagens, que depois seria acrescentado ao peso de tara.
Alguns embarcadores ainda não estão atualizados com as novas determinações, e declararam que não estão prontos para o atendimento, no entanto os 170 países signatários do IMO estarão automaticamente obrigados a seguir a legislação a partir de 1 de julho, um grande desafio nos próximos sete meses.

Navios maiores, mais concentração cargas, desafios mais complexos
A chegada dos novos meganavios ao mercado pressionou processos administrativos, operacionais e a infraestrutura, principalmente nos portos e outros pontos de distribuição ao longo da cadeia. Neste ano, alguns eventos da ICHCA vão avaliar métodos para lidar com essa nova realidade, com vistas aos desafios operacionais da interface navio-porto e porto-interior, bem como ao longo da cadeia ponto-a-ponto.

Também será abordado o gerenciamento de produtos perigosos, principalmente considerando o desastre de Tianjin, em agosto, quando materiais inflamáveis explodiram no terminal de contêineres da cidade chinesa, vitimando 17 pessoas e impactando a região num raio de quilômetros. Serão discutidas as medidas necessárias para adaptar à nova realidade as reações emergenciais, ações de salvamento e postos de abrigo, preparando as empresas para lidar com futuros incidentes envolvendo navios e carregamentos de grandes dimensões.

Entre os outros itens constantes do programa, estão treinamento e tecnologia, visita técnica ao Porto de Barcelona e uma série de atividades de networking, incluindo dois coquetéis. O Guia Marítimo News vai acompanhar os desdobramentos da programação do evento, e fazer a cobertura completa das novidades que esperam a navegação em 2016.

Fonte: Guia Marítimo