Marcadores

Mostrar mais

México e EUA assinam acordo de liberação para o tráfego aéreo

Depois de dois anos de negociações, o documento aguarda apenas a ratificação no senado do México, um dos maiores países com quem os EUA ainda não tinham estabelecido um acordo dessa natureza

O governo norte-americano divulgou a assinatura de um acordo para liberação de serviços aéreos entre os Estados Unidos e o México, que deverá entrar em vigor assim que forem concluídos “procedimentos internos de ratificação no México”.

Em declaração conjunta na última sexta-feira (18), o secretário de transportes dos Estados Unidos, Anthony Foxx, e o secretário de Estado John Kerry, disseram que o “acordo representativo com um dos nossos principais parceiros da aviação vão aumentar significativamente as futuras transações comerciais entre os Estados Unidos e o México”, acrescentando também que “o novo acordo vai beneficiar tanto as companhias aéreas norte-americanas quanto as mexicanas, nas atividades de cargas, passageiros, negócios, aeroportos e imediações, por permitir um maior acesso de mercado às linhas de carga e turismo entre quaisquer localidades do México e Estados Unidos. A partir do acordo, as transportadoras terão mais oportunidades para prestar serviços para novos destinos, atualmente impossibilitados pelo acordo existente entre os países, de caráter mais restritivo”.

A expectativa é de que o acordo ponha fim à limitação do número de transportadoras permitidas a operar nas rotas entre os dois países, além de conceder às companhias a autorização estabelecer os próprios preços para os serviços. Atualmente, os EUA mantêm 118 acordos desse tipo no mundo todo, e o México era um dos maiores países fora dessa lista.

A Delta Airlines e a Aeromexico, ambos parceiros da aliança SkyTeam, aguardam os desdobramentos do acordo para estabelecer um acordo de parceria na rota EUA-México. As companhias já enviaram solicitações aos respectivos governos para atribuir à joint-venture o certificado de imunidade antitruste, porém este somente será aprovado depois que o novo acordo entrar efetivamente em vigor.

Em novembro de 2015, a Delta havia manifestado a intenção de aumentar sua participação na Aeromexico, de 4,1% para 49% da companhia mexicana, incluindo uma parcela de 12,7% em fundos de pensão dos funcionários. Estimada em US$ 1,7 bilhão, a oferta tinha, como principal objetivo, justamente a obtenção de imunidade antitruste, o que já vinha sendo negociado desde março deste ano.


Fonte: Guia Marítimo