Marcadores

Mostrar mais

Brasil precisa avançar no comércio exterior

País peca e perde espaço em mercados estrangeiros.

Um dos pontos que preocupam o setor, trata-se do fato de Brasil ter perdido espaço em mercados estrangeiros como o americano. Para Claudio Loureiro, da Centronave, devemos descobrir como faremos para conquistar novos mercados e exportar mais e, para ele, o que fará com que tenhamos mais presença em mercados externos será de ganhos de produtividade, eficiência e, com isso, competitividade. Na prática, seria reavaliar as cadeias produtivas, as cargas e o nosso sistema tributário. “Basicamente, devemos nos antecipar aos problemas, atacar as questões dos gargalos eliminando problemas burocráticos e estruturais, padronizar e unificar ações dos órgãos intervenientes, bem como melhorar os acessos”, resume.

Para Roberto Lopes, diretor de Operações da LOGZ Logística Brasil SA., o País pode exportar mais, porém, para isso, a meta deve ser reduzir custos. “Isso seria alcançado com a redução dos impostos, bem como com a simplificação de nosso sistema tributário. Quando falamos em reforma do sistema tributário devemos saber que aí também está englobada uma reforma da legislação trabalhista, haja vista que temos encargos salariais muito altos que minam a nossa competitividade. Outra coisa que devemos ter em mente também é como capacitarmos nossa mão de obra para que ela esteja apta a competir neste mercado global. Investir num ensino de qualidade é fundamental. Nossa indústria, que tem perdido espaço ano a ano, seria a maior beneficiada com uma reforma tributária e com uma melhoria do ensino. Outra frente são os investimentos necessários para gerar um sistema logístico integrado e eficiente”, opina.

De acordo com Patrício Junior, Presidente do Porto Itapoá, em Santa Catarina, para conquistar novos mercados, é preciso estabelecer programas que contemplem a eliminação de custos e ineficiências, diminuir a permanência dos navios nos portos entre retirada e saída da carga, que são muito elevadas se comparadas aos complexos estrangeiros e estimular a renovação de contratos de arrendamentos e a expansão e melhoria de terminais mais antigos.


PONTOS A SEREM SUPERADOS
- É preciso reavaliar as cadeias produtivas, as cargas e o sistema tributário brasileiro
- Superar as questões dos gargalos eliminando problemas burocráticos e estruturais
- Padronizar e unificar ações dos órgãos intervenientes, bem como melhorar os acessos aos portos e terminais
- Simplificar o sistema tributário
- Reduzir custos
- Rever a legislação trabalhista
- Investir em mão de obra qualificada